Mais agilidade e melhor experiência de trabalho nas produções da Record TV
Mais agilidade e melhor experiência de trabalho nas produções da Record TV
01. Impacto e aprendizado
O feedback dos stakeholders ressaltou os ganhos em fluidez e facilidade de uso, proporcionando uma experiência mais intuitiva e agradável.
A versão mobile foi especialmente elogiada, permitindo à equipe mais autonomia e flexibilidade de uso do sistema em dispositivos diferentes.
Embora a métrica formal de tempo não tenha sido o foco, a percepção clara de redução no tempo gasto com tarefas operacionais ficou clara após um tempo de uso.
O que aprendi com esse trabalho
Este case da Seriella demonstrou, apesar de prazos mais apertados e muito trabalho a ser executado, como uma abordagem centrada no usuário, aplicando princípios sólidos de UX Design, pode transformar um sistema complexo e pouco eficiente em uma ferramenta poderosa que impulsiona a produtividade, melhora a experiência do usuário e, em última análise, contribui para o sucesso dos projetos.
02. Processo
Entendimento do problema
Conversa inicial com o time da produtora, conhecer o negócio, para assim, definir o problema a ser solucionado e as etapas do processo
Pesquisa
Entrevistas e conversas com time da produtora, direção e produção para aprofundar, gerar insights sobre o tema
Benchmarking para conhecer a concorrência
Protótipo
Com os insights das pesquisas, hora de criar wireframes, protótipos (baixa e alta difelidade) para melhor visualizar as ideias e valida-las.
Desenvolvimento e testes
Com diagramação e hipóteses validadas, criei o design system e comecei a construção do site e depois testes com usuários selecionados
Entrega final
Site aprovado pelo cliente
03. Contexto
A Seriella é a produtora audio-visual, fundada em 2022, responsável por todas as produções de teledramaturgia (novelas, séries e mini-séries) da Rede Record de Televisão.
No cenário agitado dos bastidores da teledramaturgia da Record TV, cada nova novela e série é um universo de informações complexas e interligadas que precisam ser ser gerenciadas de forma clara e eficiente.
04. Desafio
A Seriella, no centro desse trabalho criativo, enfrentava um desafio crucial:
Um sistema de cadastro que, em vez de facilitar, se tornava um gargalo.
A necessidade de repensar totalmente a arquitetura da informação e o design da interface do sistema, para torna-lo funcional, intuitivo e agradável.
05. Pesquisa
Após entrevistas com os times de produção e direção, foram identificados três problemas principais:
Interface confusa, com formulários extensos e sem hierarquia visual.
Navegação pouco intuitiva, com falta de recursos básicos de usabilidade e curva de aprendizado longa, especialmente para novos usuários.
Ausência de design responsivo, dificultando o uso em ambientes externos, afetando produtividade e eficiência.
06. Personas
Na reunião/entrevista com o time da empresa, definimos apenas dois tipos básicos de Personas, a mais experiente e a que usa o sistema pela primeira vez.
07. Solução
Após análise das pesquisa e dos insights gerados, entendi que para solucionar o problema, o melhor caminho seria aproveitar a base de dados do sistema atual e implementar uma nova UI e melhorias na arquitetura das informações:
Interface moderna e funcional, com layout limpo e hierarquia visual clara.
Formulários organizados em blocos, reduzindo a sobrecarga cognitiva e facilitando busca, preenchimento e compreensão.
Fluxos de trabalho redesenhados, adaptados a diferentes perfis de usuários.
Navegação otimizada, com menu vertical expansível, que melhora a acessibilidade e o uso do espaço.
Versão mobile responsiva e temas claro e escuro, oferecendo mais conforto e eficiência, especialmente no ambiente dinâmico das produções audiovisuais.
08. Testes
Devido ao prazo curto para concluir o projeto, quando algumas telas e fluxos foram desenvolvidos, realizamos testes rápidos, , com o sistema para validar as soluções propostas.
Testes de usabilidade focados na realização de tarefas concretas e os resultados falaram por si: 87,5% dos participantes concluíram as tarefas com sucesso e sem dificuldades.
O teste System Usability Scale (SUS) alcançou uma pontuação de 78,13, classificando a usabilidade como “Boa” com forte tendência ao “Excelente” – um indicativo claro de uma experiência do usuário positiva.