Mais agilidade e melhor experiência de trabalho nas produções da Record TV​

Mais agilidade e melhor experiência de trabalho nas produções da Record TV

01.  Impacto e aprendizado

O feedback dos stakeholders ressaltou os ganhos em fluidez e facilidade de uso, proporcionando uma experiência mais intuitiva e agradável.

A versão mobile foi especialmente elogiada, permitindo à equipe mais autonomia e flexibilidade de uso do sistema em dispositivos diferentes.

Embora a métrica formal de tempo não tenha sido o foco, a percepção clara de redução no tempo gasto com tarefas operacionais ficou clara após um tempo de uso.

O que aprendi com esse trabalho

Este case da Seriella demonstrou, apesar de prazos mais apertados e muito trabalho a ser executado, como uma abordagem centrada no usuário, aplicando princípios sólidos de UX Design, pode transformar um sistema complexo e pouco eficiente em uma ferramenta poderosa que impulsiona a produtividade, melhora a experiência do usuário e, em última análise, contribui para o sucesso dos projetos.

02.  Processo

Entendimento do problema

Conversa inicial com o time da produtora, conhecer o negócio, para assim, definir o problema a ser solucionado e as etapas do processo

Pesquisa

Entrevistas e conversas  com time da produtora, direção e produção para aprofundar, gerar insights sobre o tema

Benchmarking para conhecer a concorrência

Protótipo

Com os insights das pesquisas, hora de criar wireframes, protótipos (baixa e alta difelidade) para melhor visualizar as ideias e valida-las.

Desenvolvimento e testes

Com diagramação e hipóteses validadas, criei o design system e comecei a construção do site e depois testes com usuários selecionados

Entrega final

Site aprovado pelo cliente 

03.  Contexto

A Seriella é a produtora audio-visual, fundada em 2022, responsável por todas as produções de teledramaturgia (novelas, séries e mini-séries) da Rede Record de Televisão.

No cenário agitado dos bastidores da teledramaturgia da Record TV, cada nova novela e série é um universo de informações complexas  e interligadas que precisam ser ser gerenciadas de forma clara e eficiente.

04.  Desafio

A Seriella, no centro desse trabalho criativo, enfrentava um desafio crucial:

Um sistema de cadastro que, em vez de facilitar, se tornava um gargalo.

A necessidade de repensar totalmente a arquitetura da informação e o design da interface do sistema, para torna-lo funcional, intuitivo e agradável.

05.  Pesquisa

Após entrevistas com os times de produção e direção, foram identificados três problemas principais:

Interface confusa, com formulários extensos e sem hierarquia visual.

Navegação pouco intuitiva, com falta de recursos básicos de usabilidade e curva de aprendizado longa, especialmente para novos usuários.

Ausência de design responsivo, dificultando o uso em ambientes externos, afetando produtividade e eficiência.

06.  Personas

Na reunião/entrevista com o time da empresa, definimos apenas dois tipos básicos de  Personas, a mais experiente e a que usa o sistema pela primeira vez.

07.  Solução

Após análise das pesquisa e dos insights gerados, entendi que para solucionar o problema, o melhor caminho seria aproveitar a base de dados do sistema atual e implementar uma nova UI e melhorias na arquitetura das informações:

Interface moderna e funcional, com layout limpo e hierarquia visual clara.

Formulários organizados em blocos, reduzindo a sobrecarga cognitiva e facilitando busca, preenchimento e compreensão.

Fluxos de trabalho redesenhados, adaptados a diferentes perfis de usuários.

Navegação otimizada, com menu vertical expansível, que melhora a acessibilidade e o uso do espaço.

Versão mobile responsiva e temas claro e escuro, oferecendo mais conforto e eficiência, especialmente no ambiente dinâmico das produções audiovisuais.

08.  Testes

Devido ao prazo curto para concluir o projeto, quando algumas telas e fluxos foram desenvolvidos, realizamos testes rápidos, , com o sistema para validar as soluções propostas.

Testes de usabilidade focados na realização de tarefas concretas e os resultados falaram por si: 87,5% dos participantes concluíram as tarefas com sucesso e sem dificuldades.

O teste System Usability Scale (SUS) alcançou uma pontuação de 78,13, classificando a usabilidade como “Boa” com forte tendência ao “Excelente” – um indicativo claro de uma experiência do usuário positiva.

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